Sejam Bem Vindos!

Caso desejem copiar os artigos, ou quaisquer outras coisas contidas neste blog, apenas não os usem para fins lucrativos e irrevogavelmente coloquem a fonte de onde os colheram!

Que DEUS os abençoe!

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Poder do Alto!

Paz seja convosco! (Jo 20.19)

Peço vênia para, através desta coluna, corrigir a impressão errônea recebida por alguns dos participantes do recente Concílio em Oberlin, do breve comentário que lhes fiz na manhã do sábado e, depois, no domingo. Na primeira dessas ocasiões, chamei a atenção dos presentes para a missão da Igreja, de fazer discípulos de todas as nações, de acordo com o registro de Mateus e de Lucas. Afirmei que essa incumbência foi dada por Cristo a toda a Igreja, da qual cada membro está na obrigação de fazer da conversão do mundo o trabalho a que dedique a sua vida. Levantei então duas questões: 1) de que necessitamos, para conseguir sucesso nessa obra imensa? 2) Como podemos obtê-lo?

Resposta -- 1. Precisamos ser revestidos de poder do alto. Cristo anteriormente informara aos discípulos que, sem ele, nada podiam fazer. Quando os encarregou da conversão do mundo, acrescentou: "Permanecei, porém, na cidade (Jerusalém), até que do alto sejais revestidos de poder. Sereis batizados com o Espírito Santo não muito depois destes dias. Eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai". Esse batismo do Espírito Santo, a promessa do Pai, esse revestimento do poder do alto, Cristo informou-nos expressamente ser a condição indispensável para a realização da obra de que ele nos incumbiu.

2. Como havemos de obtê-lo? Cristo prometeu-o expressamente, a toda a Igreja e a cada pessoa cujo dever é trabalhar para conversão do mundo. Ele admoestou os primeiros discípulos a que não pusessem mãos à obra enquanto não recebessem esse revestimento de poder do alto. Tanto a promessa como a admoestação têm igual aplicação a todos os cristãos de todos os tempos e povos. Ninguém, em tempo algum, tem o direito de esperar bom êxito, se não obtiver primeiro o poder do alto. O exemplo dos primeiros discípulos ensina-nos como obter esse revestimento. Primeiramente consagraram-se a esse trabalho, continuando em oração e súplicas até que, no dia de Pentecoste, o Espírito Santo veio sobre eles e receberam o prometido revestimento do poder do alto. Eis, portanto, a maneira de obtê-lo.

Trecho extraído do Livro: Uma Vida Cheia do Espírito de Charles G. Finney

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A Galinha dos ovos de ouro.

Paz seja convosco! (Jo 20.19)
Como professor de seminário teológico, ao estudarmos a história da Igreja, em especial o surgimento do desvio doutrinário conhecido como catolicismo, nos deparamos com a doutrina do purgatório. Este subterfúgio foi e é uma verdadeira fonte de dinheiro para os romanistas, pois os fiéis mandam celebrar missas para libertar seus entes do purgatório (este lugar não existe na Bíblia), mas a missa tem o seu preço em espécie ($$$).

Nós protestantes (?????) nos vangloriamos em ser os continuadores da reforma, mas será que não trocamos de usurpadores apenas? Deixamos de ser dilapidados pelo Papa, e agora somos dilapidados pelos bispos e convenções!

Sei que o assunto que irei abordar causa espanto e reações enfurecidas imediatamente, mas queria transmitir algumas informações colhidas em varias literaturas:

Você sabia que o dízimo foi cobrado pela igreja só depois de 500 anos da partida de Jesus?
Foi introduzido, embora com pouco êxito inicial, no Concílio local de Mâcon, no ano 585. Apenas uns duzentos anos após isso é que ganhou força, passando a ser considerado tributo obrigatório à Igreja Católica (por Carlos Magno, de 777 d.C.). Portanto, para aceitarmos a prática do dízimo, principalmente com o grande desvio de finalidade como vemos hoje (inclusive maçonaria), teremos que desprezar o estudo da Bíblia e também a história da Igreja, incluindo os apóstolos e os pais da Igreja, os líderes dos primeiros séculos da história do Cristianismo.
"Os que possuem alguma coisa e queiram, cada um conforme sua livre vontade, dão o que bem lhes parece, e o que foi recolhido se entrega ao presidente. Ele o distribui a órfãos e viúvas, aos que por necessidade ou outra causa estão necessitados, aos que estão nas prisões, aos forasteiros de passagem, numa palavra, ele se torna o provedor de todos os que se encontram em necessidade." (JUSTINO MÁRTIR, 100 A 165 d.C.).
Dízimo é veterotestamentário!
No didaque!
Vamos ver o que o didaque dizia sobre isso (o didaque e o documento cristão da tradição oral mais antigo ) data do ano 145 d.C. aproximadamente:
A VIDA EM COMUNIDADE CAPÍTULO XI
4- Todo apóstolo que vem até você deve ser recebido como o próprio Senhor.
5- Ele não deve ficar mais que um dia ou, se necessário, mais outro. Se ficar três dias é um falso profeta.
6- Ao partir, o apóstolo não deve levar nada a não ser o pão necessário para chegar ao lugar o¬nde deve parar. Se pedir dinheiro é um falso profeta.

CAPÍTULO XII
2- Se o hóspede estiver de passagem, dê-lhe ajuda no que puder. Entretanto, ele não deve permanecer com você mais que dois ou três dias, se necessário.
3- Se quiser se estabelecer e tiver uma profissão, então que trabalhe para se sustentar.
4- Porém, se ele não tiver profissão, proceda de acordo com a prudência, para que um cristão não viva ociosamente em seu meio.
5- Se ele não aceitar isso, trata-se de um comerciante de Cristo. Tenha cuidado com essa gente!
(Rm 15.26) - Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.
(1Co 16.1) - ORA, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.
OBS: essa tradição foi compilada e circulava entre a igreja igual às cartas paulinas e tinha como objetivo orientar os cristãos ou pastores locais sobre o proceder em varias situações.

SOU CONTRA A OBRIGATORIEDADE DO DIZIMO!
Sou contra as ameaças de maldiçoes aos não dizimistas,
Sou contra a forma como ele é cobrado é como é usado, pois biblicamente falando se cobramos os dízimos parte deles deveria ser usado para: sustento de viúvas, órfãos e necessitados (desempregados).
Sou contra pregarmos a obrigatoriedade dos dízimos é não cumprirmos para com os órfãos, viúvas e necessitados suas obrigações conforme a lei:

1/3 para o sacerdote e sua família e claro inclusive os levitas

1/3 para a manutenção do tabernáculo e mais tarde o templo

1/3 para os pobres e necessitados, viúvas, órfãos (contexto atual seria uma passagem de ônibus, conta de luz, água, gás, remédios, etc.).

Para completar meu pensamento sobre esta questão surge a interrogação sobre como uma igreja sobrevive sem cobrar dízimos? Muito simples com ensinamentos corretos sobre as contribuições na GRAÇA! COMO VIVEM OU SOBREVIVEM AS IGREJAS QUE NAO COBRAM DÍZIMOS? No Brasil TEMOS ALGUMAS DENOMINAÇOES QUE NAO COBRAM DIZIMOS E SAO muito prosperas! Temos também seitas que não recebem dízimos mas são altamente organizadas e seus ministros ganham salários.

Fonte de consulta:
http://www.altairgermano.com/2008/05/por-quais-razes-malaquias-cap-3-vers-10.html
http://cirozibordi.blogspot.com/2008/09/o-dzimo-se-aplica-aos-cristos-de-hoje.html

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Somente DEUS é imutável!

Paz seja convosco! (Jo 20.19)

Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. (1Tm 6.10).

Sabiamente O Espírito Santo vaticinou acerca da tentação das riquezas, advertindo o jovem pastor Timóteo a que se guardasse e instruísse os demais cristãos.
Sabemos que muitos homens que outrora serviam a DEUS por amor ao Evangelho da graça, hoje servem-se de DEUS para de graça acumularem suas fortunas, jatinhos, etc.
O vídeo abaixo é exemplo cabal de que a vigilância, para nós cristãos é inarredável à manutenção de nossa Salvação.

É uma pena que o Silas não seja o único que abriu mão do caminho estreito...
Fuja dos púlpitos que falam muito em dízimos e ofertas, em sacrifícios, em votos, etc., cujo fim único é sugar a gordura das ovelhas em benefício próprio!

Poderíamos parafrasear 1Jo 5.21: Filhinhos, guardai-vos dos pastores ídolos!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Aplausos não qualificam pregações

Um conceito errado que vigora hoje é o de que a pregação boa é a que termina com uma grande vibração por parte do auditório. Que engano! Não é o público quem avalia o pregador e sua prédica. E, por isso, não devemos pregar para agradar ao povo, e sim àquEle que nos chamou para anunciar a sua Palavra.
Estêvão concluiu a pregação, e a plateia não gostou, e ainda reagiu de maneira hostil, tapando os ouvidos e lançando pedras contra ele. Ele não foi aplaudido de pé, como muitos super-pregadores o são. No entanto, antes,"... ele, estando cheio do Espírito Santo e fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus" (At 7.55,56).
O que não faltam hoje nas igrejas são avaliadores de pregações. Não há nenhum mal nisso, desde que não se torne uma obsessão. Digo isso porque conheço irmãos que, de tanto quererem encontrar erros nos pregadores, são incapazes de disporem o seu coração para receber a Palavra de Deus. Não falo quanto à avaliação e reprovação de animadores de auditórios, e sim quanto aos pregadores de verdade, que procuram expor as Escrituras.
Mas sabia que quem avalia de fato as pregações não somos nós? É o Senhor Jesus Cristo! Certo irmão até mudou o seu comportamento depois de ter um sonho no qual o Senhor estava no primeiro banco do templo ouvindo atentamente a sua pregação. Como você reagiria, caro leitor? E quanto aos super-pregadores? Será que gritariam para Jesus: "Fale em mistérios, fale, fale, faaaleee em mistééérios agoooraaa?"
Mandar o povo fazer isso e aquilo é fácil, mas lembre-se: devemos pregar para Jesus ficar de pé. O que Ele deve estar pensando de sua pregação? É com Ele que você tem de tratar: "E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar" (Hb 4.13). Muitos "pregadores" que se contentam com avaliações humanas hão de se decepcionar naquele grande Dia (Mt 7.21-23)!
Trecho retirado do livro Mais erros que pregadores devem evitar, do pr. Ciro Sanches Zibordi

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Conselhos a Um Pregador Itinerante

Por Augustus Nicodemus Lopes

[carta dirigida a personagem fictícia, porém baseada em experiências e fatos bem reais]

Meu caro Pr. Filipe,

Obrigado por seu e-mail contando as experiências recentes em suas pregações Brasil afora. Eu mesmo tenho tido a oportunidade, durante meu ministério, de pregar praticamente em todos os Estados da Federação e em vários países do exterior. Só posso agradecer a Deus.

Acho que é por isso que me sinto à vontade para atender seu pedido de conselhos práticos para suas viagens. Vou falar de coisinhas práticas que, mesmo sendo pequenas e “mundanas”, podem estragar sua estada em uma igreja.

1. Se for viajar de avião, acerte bem cedo quem vai comprar a passagem. Já me aconteceu de chegar o dia de viajar e não ter um bilhete. Os que me convidaram não compraram passagem pensando que eu ia comprar! Foi uma dificuldade conseguir passagem de última hora e estas geralmente são mais caras.

2. Se ficar a seu critério comprar a passagem, veja o horário em que a programação começa, para não chegar em cima da hora. Dê sempre um espaço para atrasos nos aeroportos. Peça um assento no corredor ou janela, não deixe para marcar na hora do embarque. Você pode terminar lá no fundo, espremido entre dois gordões durante duas horas de vôo. Um verdadeiro inferno.

3. No caso de você comprar a passagem, guarde o comprovante para mostrar quanto custou, na hora do reembolso. Não será um problema se você não tiver comprovante, mas fica mais elegante e transparente estar pronto para mostrá-lo.

4. Escreva em lugar acessível um telefone para contato, e mesmo o endereço da Igreja ou do local das pregações, para quando chegar ao aeroporto da cidade onde vai pregar não ser surpreendido por um aeroporto vazio, sem ninguém lhe esperando. Já passei por isso, sem telefone de contato e sem endereço, e lhe garanto, é desesperador!

5. A bagagem é extremamente importante, em caso de compromissos fora da sua cidade. Se for de ônibus, tudo bem. Se for de avião, esteja preparado para extravios. A melhor coisa é viajar leve e acomodar suas roupas, etc. em uma mala ou bolsa que você possa levar consigo dentro do avião, sem ter que despachar como bagagem. Se não tiver jeito, leve pelo menos uma muda de roupa com você. As chances de extravio de bagagem são grandes. Já me ocorreu de chegar em Goiânia para pregar num grande evento, e minha mala se extraviou. Tive que morrer num Shopping Center para comprar de última hora uma roupa completa e todos os acessórios (por causa do meu tamanho, sempre é difícil conseguir paletó emprestado...). A mala só apareceu dois dias depois.

6. Ainda sobre bagagem. O costume das igrejas varia muito pelo Brasil quanto à indumentária do pregador. Em alguns lugares, usar paletó é sagrado. Em outras, indiferente. Meu conselho é que pergunte antes ao pastor da Igreja que indumentária ele costuma usar. E caso isso não tenha sido possível, leve um paletó completo por via das dúvidas. Esteja preparado para tudo – rasgar as calças, descosturar o zíper da calça do único paletó (isso me ocorreu na encantadora Porto Velho. Minha sorte foi que havia uma irmã que era excelente costureira e deu um jeito a tempo para o culto da noite), manchar o único paletó que levou logo na primeira refeição, etc.

7. Por falar em hospedagem, naqueles compromissos de mais de um dia, meu conselho é que não imponha como condição ficar num hotel. Pega muito mal. Infelizmente, muitos pregadores evangélicos de renome quando aceitam um convite impõem como condição, além da oferta já determinada, ficar em hotéis de várias estrelas, comer em determinados locais, etc. etc. Para mim, é coisa de mercenário. Diga que aceita ficar hospedado na casa de uma família desde que você tenha tempo para descansar e rever seus sermões e orar. No meu caso, eu acrescento que não consigo dormir com mosquito (pernilongo, muriçoca, etc. – você tem que lembrar que dependendo do lugar para onde vai, o nome muda...) e calor, e se a família tiver pelo menos um bom ventilador e repelente, já basta. Deixe a Igreja que lhe convida decidir onde vai lhe hospedar. (Se você quiser ler um pouco sobre as bençãos de ser hospedado – e dos que hospedam pregadores – leia uma série de posts sobre o assunto, que começa aqui.

8. Como você é presbiteriano, fique atento para um detalhe que pode acabar trazendo algum embaraço, se você for convidado para pregar numa igreja batista. Isso nunca me aconteceu, mas sei de casos em que o pastor presbiteriano foi pregar numa igreja batista e na hora da Ceia do Senhor foi preterido – o diácono zeloso não lhe serviu o pão e o vinho (como eram batistas, provavelmente era suco de uva). Ouvi falar de pastores presbiterianos que passaram por esse vexame e sei de pelo menos um que se levantou e saiu do culto, na hora. Não precisava tanto, talvez. Mas, que fica chato, fica. Você é crente o suficiente para estar falando lá e até para ensinar a congregação como trilhar os caminhos de Deus, mas não para tomar ceia...Por isso, cuidadosamente, pergunte antes ao colega batista, ou de outra denominação que restrinja a Ceia, se haverá celebração da Ceia e se ele tem a posição restrita ou mais aberta, que concede a Ceia aos pobres presbiterianos. O que é acertado antes, não sai caro.

9. Outro conselho – procure informar-se ao máximo da Igreja onde vai pregar, ou dos que estão patrocinando o evento em que você vai falar. Em 1997 paguei um dos maiores micos do meu ministério quando fui convidado para falar sobre Batalha Espiritual em uma igreja presbiteriana fora de São Paulo (eu tinha acabado de lançar meu livro O Que você Precisa Saber sobre Batalha Espiritual). Eles esperavam que eu falasse a favor e eu fui falar contra! Se eu tivesse tomado o cuidado de me informar cuidadosamente das posições do pastor da época e da situação da igreja, provavelmente teria recusado o convite ou então deixado muito claro que iria falar contra. Foram três dias de tensão e desconforto, na esperança de que Deus estivesse utilizando positivamente aquele constrangimento... Conhecer antecipadamente sua audiência vai ajudar a calibrar a pregação, determinar os conteúdos e tirar do baú do escriba coisas velhas e novas apropriadas para a ocasião (Mateus 13.52).

10. Nesse sentido, é bom estar absolutamente seguro da ocasião e do motivo do convite. O que a Igreja espera? É um aniversário da Igreja? Há um tema específico? Os temas das pregações ou palestras são livres? Eles esperam que você fale quantas vezes? Seja organizado, tenha tudo isso anotadinho bem antes do evento. Eu já passei por maus momentos por causa de desorganização. Cheguei na cidade onde tinha de pregar três vezes sem ter me assegurado da ocasião. Confesso que confiei demais na minha experiência e nos sermões de reserva que tenho de memória. A ocasião era o aniversário do coral da UPH!!! Eu não tinha sermão nenhum preparado para isso. Tive de improvisar na última hora e ficou aquela beleza...

11. Ainda alguns conselhos sobre as pregações. Pergunte antes o tempo que o pastor da igreja costuma pregar. Não abuse do fato que você é convidado. Você vai querer que eles se lembrem de você como “ah, aquele pastor que pregou tão bem sobre Lázaro...” e não como “ah, sim, aquele pastor que pregou cada sermão um mais comprido que o outro...”

12. Outro conselho muito importante. Pregadores itinerantes “como nós” costumam ter um pacote de sermões que levamos conosco e pregamos onde somos convidados. Pode acontecer o desastre de você repetir o mesmo sermão num mesmo lugar. Já passei por essa vergonha. Quem me salvou foi Solano Portela, que estava presente, e logo que eu anunciei o texto e fiz a introdução do sermão, ele discretamente se levantou do banco e me passou um bilhetinho onde estava escrito “você já pregou esse sermão aqui no mês passado”. Quase morri de vergonha. E o pior foi pregar na hora um sermão novo de improviso! Portanto, ache um jeito de registrar onde você pregou determinado sermão e quando, para evitar esse desastre.

13. Por incrível que pareça, o púlpito onde você vai pregar pode se tornar um problema. Há igrejas com púlpitos minúsculos e outras que nem púlpito têm mais – foram aposentados quando o pastor e a igreja adotaram grupo de coreografia, um enorme grupo de louvor e equipe de teatro. O pastor passou a pregar com microfone sem fio, andando pelo palco e pela igreja, sem anotações e sem a Bíblia diante dele, só contando histórias e experiências. Eu sei que você gosta de pregar expositivamente, de ter sua Bíblia aberta diante de você e as anotações ao lado. O que fazer em casos assim? Eu já me virei com aquele estande do regente do conjunto coral, onde de improviso acomodei a Bíblia e as notas. Em outras vezes, não teve jeito. Tive de pregar com a Bíblia aberta numa mão e o microfone sem fio na outra, sem chance de ter as anotações! Nesse caso, o que me salvou foi a boa memória a experiência de pregar de improviso. Meu conselho é que você também pergunte ao pastor se haverá ao menos um estande de regente para colocar Bíblia e notas. Outro conselho é que memorize os sermões e passe a pregar sem notas. Isso vai lhe salvar de inúmeras situações similares.

14. Agora, a questão da oferta. Na verdade, isso não deveria ser nem mesmo uma questão para você. No máximo é uma questão apropriada para quem convida. Quando isso passa ser o foco do seu ministério, vira coisa de mercenários, os que mercadejam a Palavra de Deus. Sei que existem muitos que não têm outras fontes de sustento a não ser o ministério itinerante, mas não é o seu caso e eu não saberia como lidar com essa situação... Já recebi vários convites que vinham com a pergunta receosa, “quanto o irmão cobra por palestra?” Obviamente, respondi que não cobro absolutamente nada, só preciso que paguem as despesas de passagem e hospedagem. Já houve casos em que acabei pagando para ir pregar em outro Estado, numa igrejinha que não tinha condições de pagar a passagem de avião. De ônibus, levaria 2 dias para ir e mais 2 dias para voltar (Deve ser por isso que minha agenda de pregações vive lotada...). Meu conselho é que não conte com ofertas, como se fosse coisa certa. Não são. São um extra, um bônus, que pode ter ou não. Se, todavia, a igreja ou entidade patrocinadora lhe oferecer uma oferta, aceite com alegria e gratidão. Se recusar, vai ofendê-los.

Bom, eu teria mais um monte de coisas para dizer sobre esse assunto. Afinal, após 30 anos como pregador itinerante, no Brasil e fora dele, a gente aprende muito. Mas, no geral, eu lhe diria que tem sido um grande privilégio e alegria pregar em tantos lugares diferentes. Os contratempos não representam nada diante das bênçãos. É claro que isso só tem sido possível pela compreensão e apoio da minha esposa (filha de missionários) e de nossos quatro filhos... recentemente fiquei muito alegre quando uma igreja mandou uma carta para minha esposa e filhos, agradecendo por terem me liberado para passar um fim de semana com eles.

Um grande abraço!

Augustus

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O que significa ser crente hoje

No início da Era Cristã, os discípulos de Jesus foram chamados de cristãos, mas isso nada tinha de elogio; era apenas um adjetivo pejorativo, pois eles eram “diferentes”. Naquele tempo eles eram perseguidos e lançados às feras. Quando o cristianismo se tornou a religião majoritária e oficial, cristão virou substantivo. Ficou “chique”, pois não mais havia perseguições e apenas se requeria deles mera formalidade exterior.
Aconteceu de modo semelhante com os crentes no Brasil. De um passado de perseguições inclementes, ocasião em que muitos pagaram com a própria vida por causa de suas convicções, depois as coisas mudaram. Com inúmeras igrejas e teologias para todos os gostos (e desgostos), ser crente ganhou uma conotação “chique” que destoa de seu antigo significado.

Muitos acham que crente é aquele que não mata, não rouba, não mente, não tem vícios, frequenta igreja, veste-se modesta e decentemente, e não fala coisas inconvenientes. Outros acham que o crente não precisa ser diferente, isto é, pode viver do mesmo jeito que vivia antes, desde que faça as coisas “em nome do Senhor”. Já outros acham que, sendo crentes, adquirem um passaporte para um mundo-cor-de-rosa, tornando-se supercrentes: jamais ficam doentes, não têm crises financeiras, nem quaisquer problemas.
Embora respeite opiniões contrárias, entendo que ser crente é algo mais profundo, pois tem a ver com a mente e o coração, com uma radical mudança na essência do ser, e não apenas com meras atitudes exteriores. Pode-se tentar dar muitas definições, mas ser crente jamais passará disso: uma nova criatura a viver de conformidade com o Evangelho de Jesus Cristo. Esse ponto tem sido ignorado e traz muitas confusões às mentes das pessoas.

Mas o termo crente está em desuso. Agora, o chique é ser evangélico. Quando mulheres famosas posam nuas, falam imoralidades e rebolam “em nome do Senhor”, se dizendo evangélicas e defendendo que o exterior não importa, pois “Deus quer é o coração”; quando bandidos contumazes cometem todo tipo de atrocidade, mas no dia seguinte a serem pegos já se postam com a Bíblia na mão e se dizem evangélicos; quando desvios de comportamento procuram ser atenuados com essa nova palavra mágica, então podemos ver que algo está errado não só no entendimento do que significa ser evangélico, mas no próprio “modus vivendi” das pessoas que trazem afrontas e vitupério ao nome de Cristo.

Crente e evangélico, por definição, deveriam ser essencialmente a mesma coisa — aquele que segue fielmente o Evangelho. O problema é o desvio espiritual de quem quer apenas um rótulo chique, cuja religião demonstra cristianismo sem Cristo, discipulado sem cruz, privilégios sem responsabilidades, espiritualidade sem amor, liturgia sem liberdade do Espírito, e piedade sem poder de Deus.
Se crente é aquele que segue o Evangelho, tomemos uma expressão do Sermão do Monte para julgarmos a situação segundo a reta justiça. Jesus disse: “Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido... para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte”.

A função primária do sal é salgar, preservar e dar sabor. O propósito da luz é iluminar. São coisas tão evidentes que não necessitam de ilustração. Jesus as utilizou para deixar claro que esperava de Seus discípulos que a sua influência na sociedade fosse semelhante ao sal e luz.
O problema é que alguns são “crentes” apenas nominalmente, não são regenerados; são “crentes” insípidos e em trevas, que nunca salgam e jamais iluminam nada. Jesus os identificou como “joio”. Estes alargam o “caminho estreito” da salvação e fazem com que o nome do Senhor seja blasfemado. Em contrapartida, louvo a Deus pelos crentes fiéis, os quais vivem de modo digno do Evangelho, honrando o bom nome de Cristo e demonstrando com o seu exemplo que a verdade do Evangelho se credencia na prática.

Quando a sociedade julga os crentes por aqueles que não vivem de acordo com o Evangelho, podemos tirar disso uma lição. A sociedade espera que sejamos realmente diferentes, que vivamos o que pregamos, não o contrário. Quando somos expostos pela imprensa por causa de uns poucos “convencidos” (não convertidos), isso só deve nos fortalecer no propósito de continuarmos a ser sal e luz num mundo que se revolve cada vez mais na podridão de suas próprias trevas espirituais e morais.
Jesus disse que a árvore é conhecida pelos seus frutos. E também afirmou: “Nem todo o que me diz: ‘Senhor, Senhor!’ entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”. Vale a pena ser crente em Jesus!

Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém
E-mail: samuelcamara@boasnovas.tv

Via: http://euconhecojesus.blogspot.com/

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Moonismo, O Perigo que nos ronda.


Paz seja convosco! (Jo 20.19)

Recentemente a mídia esteve a divulgar algumas atividades que a seita do Reverendo Moon está realizando no Brasil. Conhecida também como Igreja da Unificação, esta próspera seita adquiriu em 1994 uma grande fazenda no estado do Mato Grosso do Sul, chamada de Fazenda Nova Esperança. A fazenda tem uma excelente infra-estrutura, e lá são realizados seminários, nos quais os seguidores "aprendem" sobre a importância de se conhecer a "verdade".

Mas o que prega e o que é esta seita? Este estudo visa esclarecer alguns pontos acerca disso, e verificar se a doutrina e os costumes da "Igreja da Unificação" estão baseados na Bíblia.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS:

A seita foi fundada pelo Rev. Sun Myung Moon, em 1954. A "igreja" de Moon tem como base de doutrina o livro "Princípio Divino", escrito pelo próprio Reverendo, o qual é o líder internacional da seita. Moon sempre esteve presente em manchetes de Jornal pelo mundo afora, sempre devido a escândalos, como por exemplo quando foi preso nos EUA, por sonegação fiscal (a pena terminou em 1985).

Moon é às vezes chamado de Senhor do Segundo Advento por seus seguidores. O Senhor do Segundo Advento é a pessoa que irá completar a missão de Jesus, a qual foi incompleta. Os seguidores são chamados freqüentemente de Moonies.

A Seita também é chamada de A Igreja da Unificação, ou Associação das Famílias para a Unificação e a Paz Mundial.

HISTÓRIA:

Nascido na Coréia do Norte, em 1920, Moon reivindica ter tido uma visão de Jesus em 1936 na manhã de Páscoa. Nesta visão, Jesus lhe disse "para restaurar o reino perfeito de Deus " ou seja, que Moon seria o que "completaria a salvação dos homens, sendo a segunda vinda de Cristo". Esta primeira visão foi seguida por comunicações com " Moisés, Buda, e outros"

Em 1946, Moon estabeleceu sua primeira igreja, a Broad Sea Church. Estudou também com "Paik Moon Kim, um messias auto-proclamado". Alguns ensinos de Kim, junto com "o elemento forte do messianismo encontrado na religião coreana foram emprestados por Moon, que citou Chung Kam Nok, um texto de uma seita do décimo quinto ou décimo sexto século, para suportar a reivindicação que o messias viria da Coréia "

O nome da igreja foi mudado em 1954 para Igreja da Unificação. Moon mover-se-ia para América em 1959 onde estabeleceu suas matrizes internacionais. Em 1965 um dos eventos mais interessantes da vida de Moon ocorreram. Teve um encontro com famoso Espírita-Médium Arthur Ford. Nesta sessão espírita, foi-lhe dada a informação por Fletcher, guia do espírito de Ford, a respeito de seu destino como um líder espiritual. Estiveram presentes neste serimonialismo oculto, Ford, Moon, Bo Hi Pak (um líder na Igreja da Unificação), assim como a senhora Kim, intérprete de Moon.

Depois que Ford entrou em um transe, Pak perguntou, "Poderia você perguntar-lhe qual é a relação entre a nova era e a missão de nosso líder aqui hoje? " Fletcher respondeu, "ele é um dos que serão o instrumento humano através de quem o Professor do Mundo poderá falar... O Jesus da Galiléia não retornará, não é necessário. O Cristo que se manifestou através dele é o eterno, e ele manifestar-se-á outra vez. Mas uma coisa importante que devemos recordar é que quando Deus quer fazer uma revelação tem que escolher um instrumento humano.... estou falando, mais especificamente de Sun Myung Moon. Eu tenho falado para um grupo de pessoas aqui. Este grupo parece cercá-lo. E o poder que flui através dele, a inteligência, não é apenas um grupo, mas é um grande grupo de pessoas. E vêm todos para se alimentar de sua inspiração e de seu conhecimento, da fonte, a qual parece ser derramada simbolicamente em um poço e de maneira simbólica este poço vem a ser Sun Myung Moon."


Fletcher, tendo relatado a revelação, foi questionado por Pak, "você está falando da Nova Revelação; isso significa que você está se referindo ao Princípio Divino escrito por Sun Myung Moon? " Fletcher respondeu, " que é em parte sobre isso, sim, mas Sun Myung Moon não esgotou as capacidades da mente divina. Ele é, e ao longo de sua vida será um canal para a revelação ". Devido aos muitos encontros de Moon com o reino do espiritismo, suas doutrinas são extremamente anti-cristãs.

Em 1972, a Igreja da Unificação compra por $85.000 uma propriedade perto de Tarrytown, Nova Iorque, como um centro de treinamento. A igreja compra uma propriedade por $620.000 para servir como residência para Moon, o Reverendo, que adquiriu um visto permanente de residência". A Igreja da Unificação é uma das seitas mais ricas na América hoje.

A Igreja da Unificação ligou-se a uma variedade de organizações associadas. Entre estas estão The American Freedom Coalition, Collegiate Association for the Research of Principles (CARP), CAUSA USA, American Leadership Conferences, American Constitution Committee, National Committee Against Religions Bigotry and Racism, Conservative Action Foundation, National Council for Church and Social Action, The Washington Times Corporation, World Media Association, U.S. Property Development Corporation, Atlanta Video, Happy World Inc. assim como numerosas outras. DOUTRINA:

TRINDADE: Young Oon Kim, professor de Teologia Sistemática do Seminário Teológico da Unificação, declarou, que "a teologia da unificação começa com o fato da polaridade como o indício principal para compreender a natureza essencial de Deus. Por isso não é fundamental defender a doutrina da trindade dos credos do quarto século. (Unification Theology, p. 53).

DEUS PAI: "A teologia da unificação declara que Deus tem qualidades masculinas e femininas, baseada no fato da polaridade universal... No século dezenove a crença no Deus Pai-Mãe provocou um grande número de críticas. Quando Mary Baker Eddy, que descobriu a Ciência Cristã, disse que Deus tinha ambas as qualidades (masculina e feminina), foi muitas vezes chamada de herege."

Tendo dito isto, Kim prossegue citando as semelhanças entre a teologia da Igreja da Unificação no que se refere a Deus Pai, e o conceito de deidade de I Ching, do Confucionismo, do Taoismo e a adoração hinduista a Deusa Mãe. Ele então escreve: "Deste modo, Deus tem de ter uma existência polar. Isto é, Ele tem de possuir uma natureza entre a masculina e a feminina, o que é perfeitamente expressado e completamente harmonizado em Sua natureza. A doutrina da polaridade divina defendida pela Igreja da Unificação deve ser vista não como uma novidade excêntrica, mas sim como a reafirmação de uma convincente teologia racional."

DEUS FILHO: Assim como acontece com todos os grupos não cristãos, a Igreja da Unificação nega a completa deidade de Jesus. No livro Princípio Divino, temos a seguinte explicação: "Da mesma maneira, Jesus, sendo um só corpo com Deus, pode ser chamado de segundo Deus (imagem de Deus), mas de modo algum pode ser o próprio Deus." (p. 151). Eles afirmam que o propósito real da vinda de Jesus era de estabelecer o reino de Deus. Assim, Jesus deveria casar-se com uma mulher perfeita e tendo com esta um filho perfeito. No entanto, Jesus foi crucificado antes de concluir isto. Assim, ele só é capaz de prover uma salvação parcial. A salvação completa foi deixada para o próximo Adão, ou Senhor do Segundo Advento.

Estas idéias são explicadas nos seguintes termos:

Jesus não pôde realizar a finalidade da providência da salvação física porque seu corpo foi invadido por Satanás. Contudo, ele conseguiu estabelecer a base para a salvação espiritual formando um fundamento triunfante para a ressurreição através da redenção pelo sangue na cruz. Por isto, todos os santos, desde a ressurreição de Jesus até o dia de hoje, só desfrutaram do benefício da providência da salvação espiritual. A salvação através da redenção pela cruz só é espiritual. Até mesmo em devotos homens de fé ainda resta na carne o pecado original, que é continuamente transmitido de geração a geração. Por isto, quanto mais devoto se torne um santo em sua fé, tanto mais severa se torna sua luta contra o pecado. Assim, Cristo deve vir novamente à Terra para realizar a finalidade da providência da salvação tanto física quanto espiritual, pela redenção do pecado original, que não foi liquidado nem mesmo pela cruz." (p. 107)

O ESPÍRITO SANTO: De acordo com Kim, "na Igreja da Unificação o ponto principal é que o Espírito Santo não é uma entidade separada, ou uma existência separada de Deus Pai. O Espírito Santo simplesmente refere-se à atividade redentiva de Deus". Além disso, afirmam que o Espírito Santo "...é citado como feminino, masculino e impessoal. ...Assim como Deus, o Espírito Santo é invisível e incorporal - uma luz brilhante ou um campo magnético de energia." (Unification Theology, pp. 201-202)

O DESTINO DOS HOMENS: De acordo com a teologia do Moonismo, o destino final dos homens é serem casados e terem uma família perfeita. Isso porém não pode atualmente se realizar por que Jesus falhou, e assim não executou a salvação completa. No Entanto, como comenta Bjornstad, "uma Nova Era teve início em 1960: 'Naquele tempo, a profecia sobre as bodas do cordeiro, que se encontra no capítulo 19 de Apocalipse, cumpriu-se. Assim, o Senhor do Segundo Advento e Sua Esposa tornaram-se os Verdadeiros Pais dos homens" (1960 happens to be the year in which Rev. Moon married his wife Hak-Ja Han). Este messias irá estabelecer a família perfeita, tarefa esta Jesus conca completou. Outras famílias perfeitas serão formadas, as quais irão formar uma sociedade perfeita que se expandirá por todo do mundo." (The Moon Is Not The Son, pp. 62-63).

Através dos casamentos em massa realizados pelo Reverendo Moon, parte deste destino está se cumprindo. Estes casamentos são anunciados em publicações, como o Jornal de Wall Street, pelo fato de suas proporções. "mais de 25.000 casamentos de 120 países ocorrerão como santos matrimônios amanhã, realizados pelo Rev. Moon. Com isto, será quebrado o recorde anterior, também alcançado pelo Ver. Moon, quando em setembro de 1988 ocorreram 6.515 casamentos, abrangendo 83 países, ocorreram nas proximidades de Seul." (24 de agosto de 1992, p. A-1).OUTRAS DOUTRINAS:

Moon recentemente se auto proclamou como o Senhor do Segundo Advento, Salvador e Messias.

O Livro Princípio Divino é tido como a maior obra teológica da Igreja da Unificação. Entretanto, nele está contida somente parte da nova verdade. Revelações mais profundas da verdade virão com o passar do tempo.

CONTESTAÇÃO BÍBLICA:

1) A Trindade é bíblica, e não uma doutrina que começou a existir no quarto século. Há somente um Deus (Isaías 44:6-8, 45:22, 1Coríntios 8:4). O Pai é Deus (Filipenses 2:11, 2 Pedro 1:17), O Filho é Deus (João 1:1, 10:32, Apocalípse. 1:8), O Espírito Santo é Deus, e é pessoal (João 16:13-14, Atos 5:3-4, 13:2).

2) Jesus não falhou em sua missão. A crucificação não foi um erro!

"Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer."
João 17:4

"Perguntou-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz."
João 18:37

"Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito."
João 19:30

"fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus."
Hebreus 12:2

"Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado que o seu Cristo havia de padecer."
Atos 3:18

3) Temos salvação somente em Jesus, não em um outro messias ou "Senhor do Segundo Advento":

"Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores."
Mateus 7:15

"Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos."
Marcos 13:22

"E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos."
Atos 4:12

"E o testemunho é este: Que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida."
1Jo 5:11-12

Assim, podemos verificar que a doutrina da Igreja da Unificação é anti-bíblica. É na verdade uma miscelanea de doutrinas emprestadas do Budismo, Espiritismo, Hinduísmo mixadas com um falso cristianismo. A Seita também tem características semelhantes às demais, como Testemunhas de Jeová, e mórmons, onde o indivíduo que nela ingressa, é "doutrinado" de forma a "deduzir" as "verdades" pregadas pela seita.

Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Gl 1:8-9

Pelos motivos acima descritos, não há possibilidade de união entre um cristão e a "igreja" da unificação.

Em Cristo Senhor da Igreja,

Alexandre.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Bispo Manoel Ferreira profana Assembleia de Deus d...

DESTRUINDO FORTALEZAS, ANULANDO SOFISMAS: Bispo Manoel Ferreira profana Assembleia de Deus d...

Os Pentecostais e a Jumenta

Paz seja convosco (Jo 20.19)

Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo. Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados? Responderam: No batismo de João. Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus. Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam. Eram, ao todo, uns doze homens. (Atos 19.1-7 ARA)

Prezados irmãos e leitores deste blog, o texto em voga nos tráz uma das inúmeras passagens do NT que versam acerca da efusão do Espírito Santo sobre os cristãos.
Minha inspiração para escrever este artigo veio de modo inusitado... Estava passeando pelos canais da TV aberta, quando me deparei com o monsenhor Jonas Abib da Canção Nova palestrando (como eles chamam) acerca dos Charismas, ou Dons do Espírito Santo. Como o assunto não é de modo algum oculto a mim, resolvi parar para ouvir o que esse padre do moviemto carismático católico tinha a dizer sobre a promessa de CRISTO para sua Igreja.
Para minha surpresa, sua apologia concernente a busca do batismo com o Espírito Santo e a utilização do dons para evangelizar e testemunhar de JESUS diante do mundo foi anos luz melhor do que as pregações que tenho ouvido na Assembléia de DEUS onde sou membro!
Confesso aos amados, que senti um misto de prazer e vergonha diante disto, pois da boca de um sacerdote que invoca uma mediadora para socorre-lo saiam palavras legítimas, dignas de um genuíno cristão pentecostal. Meu prazer estava em ouvir acerca dos dons do Espírito Santo e minha vergonha está, em que não o ouvi da boca de um pastor pentecostal!!!
Antigamente, em todos os cultos da Igreja, muito se ouvia acerca da busca do Espírito Santo e seus dons... Nossa saudosa irmã Hordália, sempre estava presente aos cultos com a mocidade e todas as vezes em que lhe era oferecida a oportunidade de falar aos jovens, lá estava ela testemunhando de sua Fé em JESUS e de sua experiência ao ser revestida do Poder de DEUS! Suas palavras me levavam a buscar o batismo com o Espírito Santo a todo momento.
Hoje, não fosse a experinência vivida no passado, eu estaria tal qual os doze cristãos de Éfeso antes da chegada de Paulo... Estaria sem saber que existe o Espírito Santo!
Que VERGONHA para nós! Que VERGONHA para a Igreja que se diz Pentecostal!
Enquanto nossos pastores e pregadores estão preocupados em incutir uma obediência cega e satânica sobre as mentes dos membros, a jumenta carismática está profetizando sobre a promessa de DEUS!
Enquanto nossos pastores e pregadores nos entregam bens materiais, para depois arrancar gordas ofertas, há uma jumenta carismática profetizando acerca do Tesouro espiritual!
Enquanto utilizamos o espaço da EBD para falar sobre Jacó, outros estão ensinando sobre a realidade e atualidade dos dons do Espírito Santo para a Igreja!
Até quando senhores balaões sereis humilhados pelas jumentas carismáticas? Até quando dormireis o sono veterotestamentário, em lugar do despertar de nossa realidade chamada EVANGELHO?
Até quando tereis preocupações templárias, em lugar de edificar a Igreja sobre a ROCHA INABALÁVEL QUE É CRISTO O SENHOR?!
Tenho pena das almas que se agregam a igreja hodierna, pois nada sabem e nada estão apredendo, a não ser a serem fiéis nos dízimos e ofertas e não examinarem as palavras que ouvem dos obreiros, pois a "_ai daquele que tocar num ungido"...

Amados irmãos cantamos que O Rei nos entregou um Pendão, pois somos seus soldados... Mas o que estamos fazendo no fronte?
 Enquanto a teologia da prosperidade (dos cofres da denominação) enche os ouvidos dos membros, as riquezas de CRISTO para sua Igreja estão ficando no esquecimento...
Acordem crentes assembleianos e exijam saber sobre o Espírito Santo e seus dons para vós, pois a promessa de DEUS é para vós, para vossos filhos e para tantos quantos o Senhor nosso DEUS chamar! Amém.

Em Cristo Senhor da Igreja,
Alexandre.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CDM... To fora!


Paz seja convosco! (Jo 20.19)

Amados irmãos e leitores deste blog, como é de conhecimento patente, este blog tem a função de anunciar a Palavra de DEUS dentro da exegese sadia e correta hermenêutica, além de desmascarar os lobos vorazes que estão devorando a gordura das ovelhas de CRISTO.
Pois bem, estava ouvindo uma emissora evangélica local, cuja programação é toda voltada a divulgar a denominação CDM, antigamente nominada ADBR.
Todos os dias, além de veicular melodia evangélica, em alguns horários chave, algumas preleções do Pr. “A”, também são veiculadas.
Hoje, terça-feira é dia de culto de prosperidade nesta denominação, então, a palestra escolhida foi sobre a 1ª multiplicação dos pães.
Ora, como o próprio Senhor JESUS assevera aos interesseiros que o acompanhavam, este sinal messiânico apontava diretamente para o sinal do maná, pão dado por DEUS ao povo de Israel durante a peregrinação no deserto. Este sinal messiânico denunciava ser JESUS, DEUS conosco, Emmanuel. Todavia, não diferente de nossos dias, o povo não se importava com isso, mas apenas com o pão material.
É lamentável constatar como homens de terno, que utilizam de neurolinguística tomam textos cuja mensagem vai muito além de necessidades materiais e os utilizam para alcançar seus objetivos mercantis!
Ouvindo toda a preleção deste senhor, pude verificar que muito habilmente, em momentos chaves, ele ousou induzir os ouvintes a entregarem TUDO para “deus”.
Este atrevido teve até a vil audácia de dizer que nem todos os profetas de DEUS comeram do bom e do melhor como Elias e Isaías, pois não tinham ousadia de por tudo nas mãos de DEUS. Nunca em minha vida com DEUS eu havia ouvido tamanha falta de temor a DEUS e sua Palavra...
Tenho alguns vizinhos que são gado deste curral, e é desolador ver como o poder de persuasão deste senhor os faz entregarem até as calças... Andam de carro velho, enquanto este pastor tem carros belíssimos!
Bem advertiu o apóstolo Paulo, quando disse aos presbíteros de Éfeso, que após a sua partida viriam homens que fariam comércio do povo de DEUS.
A receita tem sido gorda, pois além de uma emissora de rádio (não pirata), horário na emissora de TV local, agora eles tem até um horário no SBT, aos sábados 8:30h.
É meus amigos... O que antes era prática somente da IURD, agora é a palavra de ordem da maioria dos dominadores da massa evangélica.
A Palavra de DEUS tem alertado as gerações para que se acautelem dos homens que associam o Evangelho aos benefícios financeiros, que falam da cruz, mas desejam $$$!
Onde a mensagem da cruz? Onde o Evangelho do ainda que...? Onde a salvação sem segundos interesses?
Que YESHUA nos livre destes ladrões!
Em CRISTO,
Alexandre.



domingo, 1 de janeiro de 2012

Feliz Ano Novo!

Paz seja convosco! (Jo 20.19)

Amados leitores, apesar de todo o sincretismo místico que gira em torno da comemoração do ano novo, este blog, com o único intuito de abençoar sua vida em 2012, roga a DEUS, que em JESUS CRISTO vos sustente pelo Poder de Sua destra e vos guarde...

Feliz 2012 com JESUS CRISTO!

Alexandre.