Sejam Bem Vindos!

Caso desejem copiar os artigos, ou quaisquer outras coisas contidas neste blog, apenas não os usem para fins lucrativos e irrevogavelmente coloquem a fonte de onde os colheram!

Que DEUS os abençoe!

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ser Pastor...

A Paz do SENHOR!

Para este post escolhi o seguinte texto na versão NTLH:

Eu, que também sou presbítero, dou agora conselhos aos outros presbíteros que estão entre vocês. Sou uma testemunha dos sofrimentos de Cristo e vou tomar parte na glória que será revelada. Aconselho que cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu e façam isso de boa vontade, como Deus quer, e não de má vontade. Não façam o seu trabalho para ganhar dinheiro, mas com o verdadeiro desejo de servir. Não procurem dominar os que foram entregues aos cuidados de vocês, mas sejam um exemplo para o rebanho. E, quando o Grande Pastor aparecer, vocês receberão a coroa gloriosa, que nunca perde o seu brilho. (1Pe 5.1-4)

Minha motivação para escrever este artigo foi algo que sonhei esta noite. Sei que (Ec 5.3a) diz que os muitos afazeres motivam os sonhos, mas este com certeza não foi assim.
O contexto se deu em uma sala de aula, exatamente como as que servi como professor de teologia multi-disciplinar durante alguns anos...

Interessante é, que dentre os alunos não havia pessoa conhecida para que lhe fosse afeto por amizade, contudo, ao olhar para "meus alunos" sentia por eles profundo amor e zelo pastoral. Tal atitude me é muito familiar, pois quando professor, na verdade fui muito mais que isso. Muitos alunos, independente de idade e denominação religiosa me procuravam ao término das aulas para me contarem suas alegrias, tristezas, dúvidas, frustrações espirituais, etc.
Nesse ínterim, após ouvi-los e aconselhá-los (embora todos tivéssem seus pastores de fato e direito) terminava orando com eles e por eles... ríamos e chorávamos juntos dependendo da circunstância.

Antes que algum de vocês me crucifique alegando falta de ética cristã por aconselhar ovelhas alheias, desejo informar que os alunos me procuravam, pois seus pastores sempre estavam mais afetos aos membros ilustres de suas congregações, áqueles que somente os procuravam para convidá-los à festas, ou presenteá-los com mimos!
Minhas palavras iniciais eram sempre as mesmas: "_Você já procurou seu pastor para conversar?"
A réplica era qual CD arranhado: "_Sim, mas ele sempre me diz que está ocupado e que me procura depois, mas o depois não chega nunca!"

E assim foi por alguns anos. Alunos vinham e alunos iam, mas o trabalho de ensino e "pastoreio" era uma constante!

Voltando a falar do "sonho", havia um casal que passava por uma desventura... O esposo havia se afastado de CRISTO, mas retornara havia poucos dias. A complicação era que o rapaz havia adquirido o vício de fumar maconha e de alguma forma não clara a mim, eu o sabia.
Aula transcorrida sem maiores novidades, ao término vieram me procurar e os aconselhei (em especial ao rapaz) e orei por eles. Me chamou a atenção que durante a oração DEUS foi revelando o estado do rapaz e este em soluços agradecia e glorificava a DEUS!
Esse quadro é muito familiar e motivou esse post...

Se o prezado leitor, por misericórdia de DEUS ocupa a FUNÇÃO de pastor saiba que pode haver muitas ovelhas que estão sob sua responsabilidade diante de DEUS, mas sendo negligenciadas, ao passo que deveriam ser cuidadas, apascentadas!
Ser pastor não é apenas falar língua estranha, pregar bonito nos cultos da igreja, andar de terno, ou ser um tirano eclesiástico do tipo que invoca "maldições" bíblicas para intimidar seus possíveis críticos!

Há uma doença de caráter que afeta a maioria dos homens que são pastores! Eles não prestam mais atenção em suas ovelhas, não sabem se estão bem ou mal, não conseguem sentir suas dores, ou alegrias, pois não tem intimidade pastoral com elas!
Suas ovelhas faltaram aos cultos da semana útil? Pode ser por conta de trabalho, ou estudo, mas se faltaram aos cultos dominicais, procure-as imediatamente, pois com certeza tem algum problema acontecendo! Na maioria das vezes, os problemas trazem consigo alguma vergonha, ou melindre emocional... PROCURE-AS!!!

Ao aconselhá-las não seja do tipo "super crente" que não adimite fraquezas, pois você as tem iguais, ou piores do que as de suas ovelhas. Seja amigo, compreensivo, interessado, ajudador, batalhador por elas, mesmo por aquelas que sejam "salgadas" demais, pois você também não é perfeito, nem nunca será e mesmo assim JESUS cuida de você! Cuide você também de Suas ovelhas!
Há pastores que não medem esforços para atender as sandices governamentais de suas lideranças denominacionais, contudo, acham dificil demais dar atenção para a ovelha que passa por dificuldades!

Acho interessante que quando algo de mais grave acontece, a culpa é sempre da ovelha. Alguns até dizem: "_Eu estive sempre aqui!" Só esquecem de completar que estiveram "sempre aqui" sobre o púlpito e que nunca desceram do pedestal para dar atenção, cumprimentar, ser amigo de suas ovelhas!

Tenho nojo do "abismo" que existe entre muitos púlpitos e a nave da igreja!

Ser pastor é muito mais que um cargo eclesiástico, é uma função divinamente inspirada e outorgada à homens cheios de falhas, mas com motivação celestial para o cuidado amoroso e pessoal do rebanho que um dia será entregue ao SUPREMO PASTOR - JESUS CRISTO!

Seja um pastor, não um mero administrador!

Olhe enxergando; aprenda criticando; pense raciocinando; conheça e submeta-se à Verdade - JESUS CRISTO!

Que DEUS o abençoe!

Autor: Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário